17.18 - Em Teu Ventre - José Luís Peixoto



Com excepção de "Dentro do Segredo" (que ainda não li), este era um dos poucos livros do autor que me faltava ler. Tinha alguma curiosidade em lê-lo embora não muita, mas a decisão de o ler já estava tomada. Já tive oportunidade de o fazer e devo dizer que achei um livro razoável e que este quase nada acrescenta ao que já se sabe acerca da história principal em si (aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos), mesmo para quem não está muito por dentro do assunto como é de certa forma o meu caso. O livro serve o seu propósito no sentido de criar uma espécie de ficção relacionada com aquele acontecimento em si, tentando dar uma espécie de dimensão às personagens com ele relacionadas e sobretudo no que respeita à irmã Lúcia (com os seus 10 anos) e a sua família.
É no entanto um livro de leitura rápida, cuja estrutura é como se tivesse dividida em 3 partes que podem ser lidas ou re-lidas de forma independente:
- a história principal, com os pastorinhos;
-uma espécie de reflexão acerca do papel de mãe enquanto ser divino (esta parte escrita com uma prosa mais poética, o que faz com que posteriormente possa haver uma re-leitura para uma melhor apreciação)
- uma espécie de homenagem à figura da mãe no geral, primeiro num plano mais terreno, depois elevando-se ao celestial. Esta parte é apresentada como se fosse a mãe a pensar ou a tentar transmitir algo ao filho, quer seja por palavras, quer seja por pensamentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José Luis Peixoto - Cal

16.16 - Portugal - Campeão Europeu 2016

17.23 - Memórias de um Amigo Imaginário - Mathew Dicks