17.5 - If Cats Disappeared from the World


Este podia muito bem ser um título de um dos livros de Murakami (digo Murakami porque é o único escritor japonês do qual já li alguns livros), se bem que este filme é baseado no livro homónimo escrito por outro japonês. Aparentemente têm alguma coisa em comum (nesse caso a referência a gatos e à ficção relacionada com um mundo possivelmente imaginário).
É um filme que, apesar de ter gostado de o ver e de o ter visto sobretudo porque o titulo despertou a minha curiosidade (não que seja fã de gatos no verdadeiro sentido da palavra) e mesmo sem ver o "trailer", não se trata de um filme fácil de recomendar à maioria das pessoas, pois iriam dizer que era um filme muito "parado".
O filme conta a história de um jovem adulto que decide ir viver sozinho após a morte da mãe, saindo de casa do pai. Algum tempo depois recebe uma notícia que acaba por mudar tudo à sua volta e supostamente não lhe resta muito tempo no mundo. Como forma de poder usufruir de mais algum tempo, vê-se obrigado a ter que abdicar de algumas coisas, fazendo troca dessas coisas por dias de vida. Assim, essas coisas que inicialmente pareciam não ter grande importância se desaparecessem quando comparadas com dias de vida, acabam por influenciar significativamente o presente (uma vez que algumas dessas coisas contribuíram de certa forma para a realidade da personagem ser como é naquele momento) deixando no ar a questões... será que a troca vale mesmo a pena? Não será melhor simplesmente deixar o destino falar por si?
O filme acaba por, inevitavelmente, nos deixar a pensar na nossa própria condição enquanto meros passageiros neste mundo... 


..."If cats disappeared from the world, how would the world change? If I disappeared from the world, who on earth would mourn for me?"...

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

16.16 - Portugal - Campeão Europeu 2016

16.14 - "Adoro" quando ... e as orelhas de elefante

16.8 - John Verdon - Peter Pan tem que morrer ... ou não